top of page
  • caodefamiliaadestr

Qual os resultados que vou obter com o adestramento?

Ao divulgar o nosso trabalho, ou até mesmo durante uma consultoria comportamental, geralmente surge essa dúvida dos tutores no meio da conversa: ao final do trabalho, onde conseguirei chegar? Como meu cachorro irá se comportar no final do nosso adestramento? O que meu cachorro conseguirá “realizar” após esse período de treinamento? Neste momento nós precisamos ter uma conversa franca e objetiva com a família para que haja um entendimento de todo o nosso trabalho e como ele funciona.



E sobre essas dúvidas nossa resposta sempre é: os resultados DEPENDERÃO do trabalho da equipe. Equipe? Sim, a modificação comportamental depende de uma parceria entre tutores e adestradores. Se essa equipe for unida, colaborativa, comprometida, sincera, confiante e persistente ela pode alcançar ótimos resultados. Além disso, a equipe precisa estar aberta à mudanças, pois tanto tutores quanto adestradores precisam se adaptar à realidade do cão. Considerando que cada cachorro tem suas características e seu temperamento, precisamos trabalhar em conjunto, de forma personalizada, para que possamos alcançar os resultados que queremos.  


Nós iremos orientar a família, mostrar o caminho a seguir, iremos sugerir mudanças e adaptações a serem feitas na rotina do cão, para que a família possa aprender como conviver com o cachorro de forma mais harmônica. Mas imaginem que nós, adestradores, ao realizar uma sessão de adestramento semanal, passamos 1 hora ou pouco mais que isso, com a família, passando informações e demonstrando as práticas com o cão (não estou considerando nosso suporte diário pela Internet aqui). O que acontecem nas outras 167 horas semanais (24h x 6 dias +23h) que o cão está na presença somente da família? Se as nossas orientações não são colocadas em prática da maneira que nós indicamos, será mesmo que poderemos alcançar os resultados desejados?   


Devemos ser honestos e sinceros com os tutores que nos procuram para que a contratação dos nossos serviços não seja vista como a compra de um “produto” mas sim, como uma prestação de serviço que necessita desta parceria com os familiares. Ainda é preciso lembrar que todo mudança comportamental demanda empenho e determinação.  


Pense o seguinte: imagine que você está com um problema de saúde relacionado aos teus hábitos alimentares. Desta forma, você decidiu procurar um nutricionista para te ajudar a pensar numa nova rotina alimentar dentro das tuas preferências, e assim facilitar esse processo de mudança da sua relação com a comida. Se a nutricionista lhe fornecer um cardápio personalizado para o seu caso, te explicar as combinações de alimentos que você deve fazer, quais hábitos você pode inserir na rotina e você voltar para casa e continuar com os mesmos hábitos de antes, será que você conseguirá melhorar seu problema de saúde? Muito provavelmente não.   


Por isso a pergunta é: você está comprometido com essa parceria para obter os resultados juntos conosco? Se estiver disposto de embarcar nessa equipe e topar os desafios, certamente teremos muito a comemorar no processo de educação do seu cão. E precisamos dizer: é recompensador! Não somente para o cão, mas para a família toda e para nós, adestradores. Ver o progresso do cão dia a dia, a melhora da convivência com a família, percebendo a mudança na comunicação entre cães e humanos não tem preço. O que colhemos depois da dedicação de todo o time é gratificante demais, conquistas que irão mudar a vida toda do seu cão e a sua também.

1 visualização0 comentário

Comments


© 2020 por 
Cão de Família Adestramentos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
bottom of page