top of page
  • caodefamiliaadestr

Quais as recompensas podemos usar no treinamento de cães?


Quando iniciamos o processo de adestramento canino é necessário utilizar a nosso favor os recursos que sejam importantes/interessantes do ponto de vista do cão. Para isso, nós precisamos, adestradores e tutores, identificar quais são os recursos (tipo de comida, brinquedo, carinho, entre outros) que o cão considera ter um alto valor. Esses recursos costumamos chamar de "RECOMPENSAS" e é a partir delas que nós valorizamos a interação cão com os humanos e além disso, reforçamos a liderança da família perante o cachorro.

Essas recompensas são utilizadas para induzir comportamentos que nós desejamos nos cães, como inserção de comandos (como por exemplo: Senta, Deita, Fica, Aqui). Após bem fixados, os comandos são utilizados para reforçar a obediência do cão, de maneira que, mesmo sem uma recompensa disponibilizada naquele exato momento, ele deve responder.

Quais as recompensas que nós costumamos utilizar nos nossos treinamentos?


A primeira delas é sem dúvida a própria alimentação do dia do cachorro. Ela é usada principalmente no início do treinamento, mas para isso, nós precisamos averiguar como ela está sendo disponibilizada, pois essa só terá valor se o cão não tiver acesso ilimitado à comida. Desta forma, nós orientamos os tutores a quantificar o volume correto para o cão em questão e passar a utilizar porções da comida nos treinamentos e exercícios propostos para o cachorro, estimulando ele a responder através desse recurso que é fundamental na sua rotina.

Petiscos também são muito utilizados no processo de educação do cachorro, mas diferentemente da comida do dia, ele tem uso mais restrito. E porque nós limitamos o uso do petisco? Primeiro porque geralmente utilizamos petiscos industrializados que são mais calóricos que a comida do cachorro e com petisco em excesso o cachorro vai ter menos atração pela comida normal. Mas usamos essa opção de recompensa quando o cachorro apresenta pouco interesse pela alimentação regular ou em situações em que nós queremos dar um prêmio de maior valor para o cachorro, ou seja, quando o comportamento é mais complexo para o cachorro ou quando precisamos motivá-lo mais a realizar determinado comportamento.


Outra coisa que podemos utilizar como recompensa é o carinho, como um afago na cabeça do cão, por exemplo. Mas, da mesma forma que a alimentação, para essa recompensar ter valor e ser utilizada como “moeda de troca”, esse recurso que não pode estar “disponível” o tempo todo. Ou seja, é necessário dosar o carinho para que ele não receba o tempo todo, pois se fizer isso, no momento que você for utilizar essa recompensa para elogiar o cão por algo que ele fez, ele pode nem mesmo perceber que o carinho naquele momento poderia ser um “prêmio” por um comportamento correto. Por isso, repense qual é a forma que você utiliza o carinho no dia a dia com seu cachorro.


As bolinhas ou brinquedos também podem ser utilizados como recompensa, principalmente se o cão se sente mais atraído pelos brinquedos do que pela comida. Mas, dependendo do treinamento, as duas recompensas (brinquedo e comida) podem ser utilizadas juntas, como para o treinamento do comando "Solta”, onde utilizamos o brinquedo para motivar o cão a pegar o objeto e depois, podemos usar a comida para estimular o mesmo a soltar o brinquedo e inserirmos o comando.


Uma recompensa talvez um tanto “incomum” para muitos é o momento do cachorro fazer xixi. Xixi? Isso mesmo, o momento do xixi. Podemos considerar como recompensa porque fazer xixi é um comportamento utilizado para demarcação de território, por isso é um comportamento que tem valor para o seu cachorro (lembrando que tanto machos como fêmeas podem fazer isso). Desta forma, podemos exercitar a obediência do cão fazendo com que as nossas caminhadas ou passeios sigam algumas regras utilizando o momento do xixi para isso. Por exemplo: o cachorro pode ser incentivado a obedecer os teus comandos antes de ter a oportunidade de aliviar a pressão na bexiga e demarcar através das necessidades. Utilizando nos momentos e situações corretas, vai ficando cada vez mais claro para o cão, que ele precisa ficar atento a você para poder ter essa oportunidade.


E aí, já tinha pensado nisso? Conta pra gente aqui quais recompensas você usa ou já usou para se comunicar com seu cachorro! Se ficou com dúvidas, comenta aqui que nós responderemos.

2 visualizações0 comentário

Comments


© 2020 por 
Cão de Família Adestramentos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
bottom of page