top of page
Buscar

Porque devo incentivar o cão a relaxar?

  • caodefamiliaadestr
  • 2 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura

Trazer cães para o nosso convívio no contexto urbano que vivemos hoje nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes a rotina dos familiares força-os a passarem a maior parte do tempo fora de casa. Por este motivo, ao chegarem em casa, os tutores querem oferecer todo o carinho ao seu cachorro e demonstrar-lhe o quão feliz estão por terem este companheiro lhe esperando em casa. Só que muitas vezes os tutores se deparam com comportamentos inadequados do cão, como mordidas, destruições e pulos excessivos, e além de ficarem frustrados com as surpresas que encontram ao chegarem em casa, também ficam sem saber como agir para evitar ou solucionar esses problemas.


Quando não mostramos para o cão que “relaxar” também é uma opção no seu dia, a maioria deles irá procurar interação com você ou com o ambiente. Um cachorro que não consegue “desligar” exige muita atenção e energia dos tutores. Este cão estará sempre pedindo atenção de várias formas, seja latindo, mordendo, pulando ou até mesmo destruindo a casa. Nos momentos em que o tutor não está em casa, o cão vê nos objetos uma forma de extravasar a energia que está contida. Quando deixamos isso acontecer (devido à falta de direcionamento ao cão), colocamos diariamente a saúde e segurança do nosso cachorro em risco! Durante as destruições ele pode mastigar e engolir objetos ou materiais que levem ao engasgo ou a problemas gastrointestinais; pode levar um choque ao roer um equipamento eletrônico; pode se intoxicar ao ingerir uma bateria de controle remoto, remédios ou produtos de limpeza; pode cair de mau jeito ao tentar escalar algum móvel para explorar o ambiente ou para tentar pegar algum petisco ou objeto que acidentalmente esquecemos de guardar em algum local mais seguro; pode (em casos de mais de um cão vivendo no mesmo local) levar a conflitos e brigas graves entre eles. E se vocês pararem para refletir, todos esses exemplos podem (em algum grau) se tornarem um caso cirúrgico ou até mesmo fatal.


A maioria dos tutores acredita que o cão aprende a relaxar sozinho. Mas isso não é verdade! O cão aprende a se comportar da maneira que indicamos a ele que é o mais adequado. Se você só o estimula a “brincar”, seja pulando, correndo, latindo (ou seja, se agitando), isso será tudo que ele irá conhecer, e, portanto, será apenas isso que ele saberá fazer. Mas então o que devo fazer para o meu cachorro ficar mais calmo e aprender a relaxar? A resposta é, dedique parte do seu tempo para treinar o seu cão a fazer isso. Devemos incentivar o nosso cão a literalmente parar. Só que para chegar num estado de relaxamento, também exigirá de você, tutor, certa dose de calma, paciência, consistência e perseverança. O exercício do PLACE nos ajuda muito nesta etapa. É através dele que começamos a oportunizar para o cão a sensação do sossego de estar num canto ou numa cama onde ninguém irá incomodá-lo. Através desse exercício, cessamos com a inquietude da mente do cão hiperativo e oferecemos uma alternativa muito mais saudável para ele, em longo prazo. Claro que, como todo exercício dentro do adestramento canino ou de qualquer outro tipo de aprendizagem, este também requer repetição. As repetições farão com que o cão vá assimilando todo esse processo e aos poucos, consiga relaxar com menos tempo de exercício, transformando futuramente em uma prática diária, mesmo que o tutor não a incentive mais.


A educação dos cães depende de nós, tutores. Mais do que isso, é nosso dever e responsabilidade. Muito mais do que ensinarmos comandos ou truques, é necessário incentivá-los a ter uma vida mais tranquila. Cães de família, que vivem dentro das nossas casas, necessitam obrigatoriamente de uma rotina que ofereça treinamentos passivos, muito mais que treinos ativos. Aliás, isso também é válido para cães que vivem no pátio. É desta forma que os cães podem participar ainda mais da nossa vida. Nas nossas cidades é cada vez mais comum encontrarmos locais que aceitam a entrada de pets, mas para que eles possam curtir os ambientes numa boa, e para que você tutor possa desfrutar da companhia dele sem tantas preocupações, exercícios como o PLACE são fundamentais nesta construção de um cachorro saudável e equilibrado mentalmente.


Se você quiser saber mais sobre esse tema, pode acessar a live abaixo (também está disponível no nosso podcast no Spotify) que fizemos sobre esse tema, que está disponível no nosso canal do YouTube.

Esse tema é novo pra você, ficou alguma dúvida? Escreve pra gente poder te ajudar ainda mais!

 
 
 

Comments


© 2020 por 
Cão de Família Adestramentos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
bottom of page