top of page
  • caodefamiliaadestr

Porque devemos adotar a postura de líder perante nossos cães?

Você certamente já deve ter ouvido falar que cães necessitam de um líder em sua matilha. No ambiente doméstico, local onde os cães de hoje crescem e se desenvolvem, quem passou a ser a sua matilha é sua família humana. Para melhor explorar a importância dessa relação entre seguidores e líderes, vamos fazer algumas analogias para que esse tema fique ainda mais claro para você.

A palavra “líder”, através da consulta em dicionários, é traduzida como a pessoa que tem o poder de decisão, que se faz obedecer; pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras. Na sociedade humana, podemos ter líderes coordenando equipes em uma empresa, liderando um grupo escolar, podemos liderar até mesmo dentro de casa, como os líderes da família, onde quem geralmente exerce esse papel são os pais. Líderes precisam saber comunicar, mediar conflitos, encorajar o grupo, transmitir segurança, ser justos, equilibrados e eficientes. E é esse o sentido que damos ao líder do cão.


Ser líder é assumir um papel que carrega diversas responsabilidades. Não é uma tarefa simples, por isso não são todas as pessoas que estão preparadas para essa carga mental que essa função demanda.


O cão é um animal social e naturalmente procura um líder para seguir, pois animais sociais vivem num sistema hierárquico estabelecido a partir das características físicas ou comportamentais dos membros do grupo. Um líder assertivo e equilibrado oferecerá uma vida de qualidade para toda sua matilha. Se você assume essa posição com eficiência, o seu cão não precisará se preocupar com as coisas que acontecem ao seu redor, pois sabe que pode confiar no líder do grupo.


Por outro lado, o que acontece quando você não assume esse papel de líder? Ou, o que acontece quando você pensa que assumiu a posição de líder, mas você não é eficiente o suficiente para que o cão te enxergue como digno dessa posição? O que acontece quando o cachorro percebe que em toda e qualquer situação adversa que surja, não existe uma figura na liderança para resolver o problema e tomar conta da situação? A resposta para essa pergunta apresenta uma lógica bastante visível: o cão tomará para si a posição de liderança! Esse cachorro passará a ficar alerta o tempo todo, pois precisa cuidar de sua matilha, irá acordar e latir para qualquer barulho, ficará estressado mesmo em casa, não poderá (nem conseguirá) relaxar, pois sem ele a matilha fica desprotegida. Este cachorro terá grandes chances de desenvolver agressividade com outros cães em nome da proteção do seu grupo. Além disso, esse cão, agora líder (mesmo que ineficiente e sem experiência como tal), poderá “decidir” onde fazer suas necessidades, protegerá seu alimento, se transformará em um cachorro insistente e agressivo caso não receba as coisas que “ordena” na hora.


Percebem o que a falta de orientação e regras faz com a cabeça do seu cão? Se você encontrou comportamentos familiares aqui, preste atenção para qual a postura que você tem dentro da sua casa e como é a sua relação com seu cachorro. Permissividade em excesso nunca será saudável e a construção de regras e limites faz com que você libere o seu cão desta tarefa árdua de ser líder. Regras fazem parte de qualquer contexto social e colaboram com um relacionamento mais harmônico entre tutores e cães. Disciplinar o cão é um ato de amor por ele e de respeito pela espécie canina que agora faz parte da sua matilha.

0 visualização0 comentário

Commentaires


© 2020 por 
Cão de Família Adestramentos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
bottom of page