top of page
  • caodefamiliaadestr

O cachorro precisa de um espaço amplo para viver melhor?

Ao refletir sobre a aquisição de um cão, grande parte das pessoas pensam muito no lugar que moram antes de tomar a decisão. Seja casa ou apartamento, o argumento na maioria das vezes é o tamanho do espaço interno ou até mesmo do pátio da casa. Muitos dizem que gostariam de ter um cão, mas optam por não tê-lo em função do espaço reduzido para viver. Já outras pessoas, que possuem uma casa com jardim e grandes espaços gramados, declaram que decidiram adquirir o cão devido a terem um espaço suficientemente grande para que ele possa viver de forma confortável. Nesse último caso, o fato de o cão estar vivendo num espaço amplo faz com que muitos tutores aleguem que ele não tem necessidade de caminhar fora de casa.

Você possivelmente já escutou essa conversa e esses argumentos, não é? Ou, é possível que você tenha se identificado porque você é a pessoa que repete esse "mantra" toda vez que fala sobre os seus cães: “eles tem um espaço grande, não precisam caminhar na rua”. Por isso gostaríamos de compartilhar essa reflexão sobre a nossa vida: hoje, durante a pandemia, com a quarentena, nós dois nos obrigamos a ficar quase que o tempo todo no nosso apto de 55m². É um apto relativamente pequeno, embora consideramos suficiente pra nós. Mas percebemos que se hoje, se morássemos numa mansão de 500m² estaríamos tão entediados quanto estamos no nosso apartamento, por não ter a opção de sair de casa. E por quê? Porque minhas necessidades não são atendidas somente com o que tenho disponível dentro da minha casa. Da mesma forma, as necessidades do cão não são atendidas somente com o que ele tem disponível no pátio.

Cães precisam de muito mais que espaço: precisam de rotina, regras, educação, caminhadas, novidades, limites, alimento, afeto, entre outros. Nós sempre moramos em apartamento com o nosso cão, mas oportunizamos diariamente pra ele caminhadas estruturadas e outras vivências fora de casa.

Não é o tamanho do seu pátio que define a possibilidade de ter um cão ou de ter um cão "feliz". É o quanto você disponibiliza do seu tempo e dedicação para poder criar o seu cachorro dentro de uma rotina adequada. Nas caminhadas estruturadas nós nos conectamos diariamente com o cão, reforçamos regras, propiciamos ambientes diferentes, com pessoas, outros cães, odores, sensações, sons diversos, etc... Essas experiências são únicas para o cachorro, muito mais que exercício físico, é um mundo de sensações para enriquecer a vida do nosso amigo.

Seja responsável e pense nas necessidades do cão. Ter um cachorro é sair da zona de conforto, é criar um companheiro que possa estar contigo em vários espaços. Não permita que as únicas interações que você tem com o seu cão seja ficar sentado no sofá, dar água e comida. Por isso, crie uma rotina para VOCÊS, inclua de verdade o cachorro na sua vida, se exercite e transforme a caminhada em uma prática diária de interação saudável com seu cachorro.


Lembre-se, você assumiu uma responsabilidade de longa data ao adquirir um animalzinho! Não jogue essa responsabilidade no tamanho do "seu pátio". Inclua ele na sua rotina e usufrua dos benefícios de ter um cão participando de verdade da sua vida!

0 visualização0 comentário

コメント


© 2020 por 
Cão de Família Adestramentos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
bottom of page