top of page
  • caodefamiliaadestr

Meu cachorro é muito inteligente!

Existem muitas situações em que os tutores, conversando conosco, falam do quanto estão admirados com a capacidade de aprendizagem do seu cachorro. Ficam entusiasmados ao contar que o cão consegue entender um comando, ou que aprendeu muito rápido que o barulho das chaves está associado com um momento de saída de casa. De fato os cães são realmente muito inteligentes! Não é a toa que utilizamos cães em diversos momentos para cumprirem funções de trabalho: como cães guia, cães de reabilitação, cães farejadores ou cães de resgate, por exemplo. Ou seja, nós nos beneficiamos desta inteligência e do raciocínio do cão, para que eles colaborem conosco no dia a dia em muitas tarefas.



No adestramento canino, nós utilizamos técnicas que facilitam a aprendizagem do cão, direcionando-o para o que achamos ser correto, e para que ele responda aos comandos que a queremos nos momentos em que forem necessários. Numa situação doméstica, nós utilizamos comandos para que o cachorro possa fazer parte da nossa vida em família. Ensiná-lo a sentar para colocar a guia ou ensiná-lo a esperar para ganhar comida, por exemplo, faz com que nossa convivência com o pet seja mais agradável e menos tumultuada, evitando estresse para todos. Você já percebeu que em outros momentos do dia, mesmo que você não comunique algo diretamente para o cão, ele já prevê o que irá acontecer? Muitas vezes isso o leva a ficar ansioso, e ele demonstra essa ansiedade através de latidos, choros, agitação (correr por toda a casa ou ao redor de você) como uma estratégia pra chamar a sua atenção. Isso acontece porque mesmo sem você ensiná-lo através de indução, ele aprendeu algo através da observação. Ele observou todas as ações que acontecem desde o levantar até a hora que você se prepara para ir dormir. Lembre que na maioria do tempo o cão não tem muitas atividades para fazer se você não interagir com ele. Durante esse tempo “livre”, ele está aprendendo tudo que acontece ao seu redor, e às vezes são coisas que não queremos que ele aprenda.


Muitas pessoas nos relatam que seus cães são muito espertos, elas ficam espantadas por eles saberem exatamente a hora de comer ou de ir dormir, por eles saberem quando um barulho no corredor indica alguém chegando na casa e quando indica só algum vizinho passando, por eles saberem diferenciar quando você está se preparando para sair caminhar com ele de uma saída de casa para ir no supermercado. O que temos para dizer a vocês tutores é não fiquem admirados por isso, é óbvio que ele sabe fazer todas essas coisas, aliás, ele sabe muito mais! Não subestime a capacidade cognitiva do seu cão. O seu cão aprende coisas novas todos os dias, principalmente as coisas relacionadas à sua rotina, que se repetem todos os dias da mesma forma, e ele observa e aprende com tudo isso.


Como tutor, se você não fizer sua parte de instruir o cachorro e orientá-lo para que ele se comporte da maneira que você gostaria, o ambiente irá moldar o comportamento do cão. Ele aprenderá sozinho, tomará as decisões que achar mais conveniente para ele e geralmente serão escolhas que irão te desagradar. O cão que cresce sem nenhuma direção, decidirá sempre pela opção mais “fácil” e mais “simples”, que requer menos esforço para ele. Portanto, não espere bons comportamentos do seu cão, se você se eximiu do seu papel de tutor responsável. Fique atento aos seus comportamentos e procure instruir seu cão, para que ele não passe a decidir sozinho como resolver as situações do dia a dia.

1 visualização0 comentário

ความคิดเห็น

ไม่สามารถโหลดความคิดเห็น
ดูเหมือนจะมีปัญหาทางเทคนิคบางอย่าง ลองเชื่อมต่ออีกครั้งหรือรีเฟรชหน้าเพจ

© 2020 por 
Cão de Família Adestramentos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
bottom of page