top of page
  • caodefamiliaadestr

Formas simples de motivar o cachorro durante a alimentação

Nas últimas semanas postamos alguns vídeos no nosso Instragam do nosso cachorro sendo alimentado utilizando rolinhos de papel higiênico e caixas de ovos de papel recheadas de ração. Após a postagem, algumas pessoas nos procuraram e nos disseram que começaram a usar essas 'técnicas' simples durante a refeição dos seus cães. Parece uma coisa simples, né? Mas esses exercícios que obrigam o cão a raciocinar pra conseguir a própria comida são muito benéficos.


Além de, na visão do tutor, o cão ficar 'entretido' por um tempo ali, ele PRECISA descobrir como conseguir o alimento e pra isso é necessário usar habilidades próprias. Precisa criar estratégias usando o tato, o faro, os dentes,... coisa que muitos cães geralmente não usam na hora de se alimentar.


Quando alimentamos nosso cão sem nenhuma interação e sem nenhum aprendizado envolvido, desperdiçamos uma ótima oportunidade de interagir com o nosso cão de maneira produtiva, perdemos a chance de treinar o nosso cachorro e ensinarmos algo legal a ele (como um comando, ou a usar o banheiro, por exemplo). Além disso, incentivamos o cão a não valorizar o alimento, pois ele não precisa fazer absolutamente nada para consegui-lo.

Precisamos usar a comida a nosso favor! Com ela, podemos transformar o dia a dia do nosso cachorro em algo bem mais interessante já que desafios mentais estimulam o raciocínio, colaborando com o bem-estar e maior qualidade de vida do cachorro. Ao incentivar o comportamento de busca através do faro, ou estimular a elaboração de estratégias para retirar o alimento de algum local (como um brinquedo, um rolo de papel, ou outro objeto) estamos MOTIVANDO o cão e dando um propósito a sua rotina! Essas estratégias de Enriquecimento Ambiental induzem alterações fisiológicas no organismo do cachorro que reduzem as chances de o cão desenvolver problemas de saúde como (ansiedade e depressão, por exemplo).


Lembre que seu cão pode ser estimulado com coisas simples ou mais complexas: os níveis de dificuldade precisam ser adequados de acordo com o cão, pois cães que não são estimulados frequentemente podem desistir da tarefa caso percebam que o desafio é de alta complexidade. Mas queremos deixar claro que essas estratégias NÃO SUBSTITUEM outros treinamentos ativos e passivos, que são muito importantes na construção de um comportamento saudável.


Como você costuma alimentar seu cão? Tem outras ideias?? Deixa teu comentário para enriquecer nossa discussão e explorarmos mais esse assunto super importante!

0 visualização0 comentário

ความคิดเห็น


© 2020 por 
Cão de Família Adestramentos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
bottom of page