top of page
  • caodefamiliaadestr

Dar um cão como presente?

Final do ano chegando e em épocas festivas como o Natal, ou até datas comemorativas como aniversários, costumamos presentear as pessoas que amamos. Buscamos demonstrar afeto pelo outro entregando algo que tem a ver com a pessoa, costumamos escolher presentes que façam com que a pessoa se sinta agraciada e amada também. E por saber do gosto que muitas pessoas tem pelos cães, algumas acabam oferecendo esses pets como presentes.



Mas antes de decidir fazer isso e dar um cachorro com um laço de fita como presente para alguém, reflita o que esse tipo de ação pode gerar na vida da outra pessoa. Precisamos ter em mente que ter um cão é uma grande responsabilidade, afinal estamos levando para casa um ser vivo, que tem vontades e questões a serem atendidas. Os cães pertencem a outra espécie, eles tem necessidades próprias e não vem com manuais de instruções, então cada um tem uma personalidade, um temperamento, e a família que o receber deverá estar pronta para aprender a lidar com suas peculiaridades.


Alguns pontos importantes devem ser pensados nessas situações: será mesmo que essa família tem uma rotina que favoreça a inserção de um cão nela? Será que as pessoas estão dispostas a ensinar esse cachorro a fazer xixi no local correto? Será que elas terão tempo de caminhar periodicamente com o cachorro? Será que essa família que passa 10 a 12h fora de casa durante o dia conseguirá suprir as necessidades do cão? Será que quando forem viajar, terão como levar junto ou terão com quem deixar? Será que essa família tem condições financeiras para manter o cachorro dentro do seu orçamento? E se esse cão começar a apresentar problemas comportamentais, como possessividade e agressividade (por exemplo), será que a família estará pronta e disposta a arcar com o adestramento desse cachorro? Será que a casa dessa família tem cercas bem protegidas de forma que evite fugas do cão? Será que essa família está preparada para uma rotina juntamente com o cão por pelo menos 10 a 15 anos?


Enfim, são diversas as questões que devem ser ponderadas ao levar o cão para casa. É muito arriscado considerarmos que um cachorro seja uma boa opção de presente para alguém justamente por não sabermos todas as respostas para as perguntas citadas acima. Há de se ter consciência que aquele cachorro pode não estar sendo planejado para a vida da família em questão! Isso pode fazer com que a vinda desse novo membro para a casa gere conflitos não somente entre os familiares, mas também com o cachorro. Esses conflitos podem levar as pessoas a desistirem do cachorro e doarem para outra família, o que acaba transferindo o compromisso para uma segunda família que também podia não estar planejando adquirir um cão neste momento. Ou pior do que isso, pode levar as pessoas a abandonarem o cachorro, fazendo com que seja mais um cão na rua, passando por necessidades, procriando e gerando mais um ciclo de abandonos e descaso.


Quando falamos aqui em sermos responsáveis é para que consideremos que, quando falamos de cachorro, estamos falando de uma vida. Vidas não são presentes, nem descartáveis. Vidas precisam ser gerenciadas com responsabilidade e comprometimento. Quando deixamos a emoção tomar conta de nós mesmos acabamos tomando atitudes, na grande maioria das vezes de forma precipitada, sem colocar tudo que está em jogo numa balança. Precisamos ter seriedade para tratar de certos assuntos, para que não perpetuemos uma cultura que não valoriza a vida de outros animais e não os use como objetos ou produtos.

0 visualização0 comentário

Comments


© 2020 por 
Cão de Família Adestramentos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
bottom of page