Há um mito sobre a capacidade de aprendizagem de cães adultos (com mais de 2 ou 3 anos) e por isso muitos tendem a pensar que é impossível de ensinar algo para um cão pouco mais velho.
Mas isso não é verdade. Todos os cães, independentemente da idade, podem aprender e, portanto, podemos modificar seu comportamento caso seja necessário.
Se pararmos para pensar por um instante vamos perceber que nós mesmos, humanos, também aprendemos novas habilidades depois de adultos, porque seria diferente com os cães? Claro que essa tarefa poderá exigir alguma resistência maior em função dos comportamentos já estarem bem fixados e modificá-los demandará paciência. Em contrapartida, ensinar cães adultos (que já passaram pela fase da infância e adolescência) pode trazer mais foco por parte do cão o que ajudará na assimilação de novos “desafios” para a rotina dele.
Para treinar um cachorro que já passou dos dois anos possivelmente seja necessário repensar o manejo alimentar desse cachorro e basicamente reestruturar a rotina: equilibrar horários de alimentação, caminhadas externas, treinamentos ativos e treinamentos passivos. O cão, após a repetição dessa rotina diária, vai acostumando com a nova dinâmica da casa e começa a aprender que há uma nova forma de se relacionar com a família e de se portar diante das situações do dia a dia. E além das repetições, temos que ter em mente que o que fará com que ele fixe esses novos comportamentos será a consistência da família na nova rotina estabelecida. Ao abrir exceções e ceder para o cachorro em alguns momentos você só vai dificultar esse processo. Quando queremos mudanças, precisamos deixar tudo isso muito claro para o cão com as nossas atitudes: ao tolerar pequenas coisas no dia a dia você ensina para o cachorro que existe flexibilidade nas regras, o que motiva o cão a ser mais insistente e teimoso... tem certeza que é isso que você quer?
E, para finalizar, é importante que se diga que treinar cães mais velhos é uma forma de mantê-los mentalmente ativos. Oferecer atividades voltadas à saúde mental do cão retarda problemas neurológicos e faz com que seus dias sejam mais movimentados e menos tediosos. Tirar o cão da ociosidade é sinônimo de qualidade de vida... e quem aqui não quer oferecer uma rotina de qualidade para o seu cachorro? Invista no adestramento e se não tiver prática, contrate um profissional para te guiar por esse caminho. Deixar a rotina mais rica com certeza trará mais satisfação e felicidade para a vida do seu cachorro.
Que tal começar hoje? Acompanhe nossos conteúdos aqui, nas redes sociais e YouTube pois tem muita informação útil que pode te guiar no início desse treinamento... e se houver dúvidas sobre os exercícios que comentamos, é só deixar um comentário que a gente responde. Bons treinos!
Comments