top of page
  • caodefamiliaadestr

"Cachorro cansado é cachorro feliz" - Será mesmo??



Felicidade é algo muito abstrato para nós, humanos. Muitos falam que felicidade humana está ligada à aqueles momentos que sentimos satisfação, equilíbrio psíquico e físico, momentos que nos tragam bem estar. Outros relacionam a “felicidade” com momentos em que há troca de carinho com pessoas que amamos, situações em que compartilhamos afeto com amigos e familiares, ou até mesmo instantes que passamos em locais que nos transmitem calma, paz, tranquilidade. Mas é um tanto complexo descrever esse sentimento em palavras, talvez porque cada um tenha um olhar particular para a felicidade e tenha motivos diferentes para expressar essa emoção dentro de si. Mas se temos dificuldade de compreender esse sentimento em nós mesmos, imaginem quando nos arriscamos a interpretar esse mesmo sentimento nos cães. Seria uma coisa simples?


Pergunto isso pois muitas pessoas acreditam que cansar fisicamente o cachorro é sinônimo de felicidade. Será porque a expressão de um cão com a boca aberta, ofegante, lembre um “sorriso"? Ou porque o cachorro que chegou exausto da caminhada ou depois de correr atrás de uma bolinha só tenha interesse em deitar e descansar?


Obviamente todos os cães precisam se exercitar, mas isso não quer dizer que somente o exercício físico transformará seu cão em um cão equilibrado. Lembrem que, se fizermos um paralelo com o nosso “mundo humano”, a felicidade é um sentimento que envolve muitos fatores diferentes. Desta forma, não podemos dizer que após um treino de musculação, por exemplo, nos sentimos tão satisfeitos a ponto de considerar que estamos verdadeiramente felizes. Para o cão, o cansaço físico sem direcionamento, sem rotina, sem exercícios passivos trarão cansaço físico sim, mas após alguns minutos de descanso, esse mesmo cansaço já pode ser recuperado e ele estará pronto para outra.


Sem uma rotina equilibrada, atividades que cansem o cachorro apenas fisicamente pode fazer você criar um cão “acostumado” com exercícios de alta energia, ou seja, um cão que não relaxa. E será mesmo que você está preparado para conviver com um cão que não sabe relaxar? Que não tem a mente equilibrada? Pense nisso e foque em exercícios que irão te ajudar VERDADEIRAMENTE. Frases soltas como essa podem levar a interpretações errôneas e trazer grandes prejuízos na educação do seu cachorro!


Pratique exercícios de relaxamento como o “Place”, crie uma rotina de aprendizado utilizando a comida do dia, tenha regras de convivência com o seu cão e as pratique dentro e fora de casa, faça caminhadas estruturadas onde você conduz e direciona o cão durante esse exercício... Uma rotina que contempla esses vários pontos pode sim, fazer de um cão, um bichinho mais equilibrado mentalmente, com maior qualidade de vida, e portanto, mais "feliz".

0 visualização0 comentário

Comments


© 2020 por 
Cão de Família Adestramentos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social
bottom of page